Compartilhe Pictronics

Busca de Datasheets

DataSheet Catalog em Potuguês

Atividades no fórum

Feeds

Feed Microchip

Microchip: PIC16 Microcontrollers
Recently Updated 8-bit PIC16 Microcontrollers from Microchip Technology Inc.

Quem está Online?

Nós temos 27 visitantes online

Linguagem



Siga-nos no Twitter e fique por dentro

Follow us on Twitter

O que procura?

Curtir Pictronics no Facebook

Share

Pictronics pelo mundo

Controle Remoto RF 433,92 MHz módulos usando TWS-434 e RWS-434

 

Módulos e RWS-434 TWS-434 são simples de usarem, extremamente pequenos e nos permitem realizar controle de Rádio Freqüência (RF) a 433,92 Mhz. Utilizam modulação do tipo ASK, pode ser utilizado em alarmes para automóveis, sistemas de segurança, telefones sem fio, controle de robôs e outros sistemas de controle remoto

 

Módulo Transmissor

 

O TWS-434 tem uma potência de saída até 433.92MHz 8mW, alcançando distâncias de cerca de 140 metros ao ar livre e 60 metros em espaços fechados, onde tenham obstáculos.

 

Uma imagem real deste módulo:

 

 

tws434

Módulo TWS-434

 

O transmissor TWS-434 aceita a entrada de sinal digital linear e pode operar com uma tensão variando de 1,5 Volts a 12 Volts DC.

Veja o layout e função de cada pino deste módulo:

Contro1

PinOut do TWS-434

 

Exemplo de uma unidade de 4 botões do transmissor

Veja abaixo o transmissor usando o codificador Holtek HT-12E. Este é um controle remoto integrado e é usado em endereços de 4 bits e tem de 8 bits de direções:

Contro2

Exemplo de Transmissor de 4 Bits

 

 

Módulo Receptor

O RWS-434 é um módulo receptor que opera 433,92 MHz, e tem uma sensibilidade de 3uV. Ele opera com uma potência entre 4,5 e 5,5 Volts DC e tem saída linear digitais, também contém um capacitor variável para ajustar a freqüência de recepção

Confira a imagem real e logo abaixo, o layout e a função de cada pino deste módulo:

rws434

Módulo RWS-434

 

Contro3

Pinout RWS-434

 

Exemplo de uma unidade receptora de 4 saídas

Confira a unidade receptora usando o o decodificador Holtek HT-12D.

Este é um controle remoto integrado é usado em endereços de 4 bits é de 8 bits de direções.

Contro4

Exemplo de Receptor de 4 Bits

 

Quais Antenas usar?

Para a máxima eficiência recomendamos o uso do da antena  de helicoidal de 1 / 4 de onda. A amostra foi concebida para 433MHz é de 6,5 centímetros de comprimento e usa um cabo coaxial de 50 Ohms. É resistente à interferências.

Em pequenos equipamentos podem ser usadas antenas helicoidais do tipo núcleo de ar. Este tipo de antena é projetada para montagem em placas de circuito impresso, tem 3 / 8 polegadas de diâmetro e 1,5 cm de comprimento, mas é menos eficiente do que o caso anterior. Uma extremidade vai para o transmissor e o outro é deixado livre

                                         

helical

ant

 

Saídas usando Relés


Veja um diagrama para a comando de um relé usando um transistor PNP, cuja base é ligada a uma das saídas do decodificador. Usando o HT-12D, pode lidar com 4 saídas de relé de um modo muito simples.

Contro5

Circuito para comando de Relé

 

Com os módulos TWS-434 e RWS-434, em conjunto com um codificador HT12E e um decodificador  HT-12D, pode realizar controle por RF 4 botões de uma forma simples e prática, e ainda 'podemos adicionar relés na saída do decodificador, o que lhe dá um mundo de aplicações para estes circuitos simples.